41 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

CARLOTTO, Mary Sandra; GONCALVES, Sónia P.; GEREMIAS, Rosa Lutete    CÂMARA, Sheila Gonçalves. O papel mediador da Síndrome de Burnout entre o Foco regulatório/motivação e a intenção de abandono profissional em professores. []. , 41, 1, pp.15-27.   30--2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1985.

Os professores estão expostos a diversos estressores ocupacionais que, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout e a pensamentos recorrentes de deixar a profissão e culminar no abandono total. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel mediador da Síndrome de Burnout entre as duas dimensões do sistema motivacional que é constituído pelo sistema regulatório com foco na prevenção e promoção e a intenção de abandono profissional em professores. Participaram da pesquisa 781 professores de ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o questionário para avaliação da Síndrome de Burnout, a escala de Focus Regulatório e um item único para avaliar a Intenção de abandono profissional. Os resultados obtidos por meio da Modelagem de Equações Estruturais confirmaram a hipótese de que a Síndrome de Burnout desempenha um papel mediador entre a dimensão do Foco regulatório promoção e a intenção de abandono profissional. Os resultados revelam a importância de intervenções que contemplem a redução de estressores ocupacionais para a prevenção ou reabilitação da Síndrome de Burnout em professores.

: Síndrome de burnout; Foco regulatório; Intenção de abandono profissional; Professores..

        ·     ·     · ( pdf )