SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Perceção de insegurança no trabalho e presença ao trabalho na condição de doença em funcionários públicos: Modelo de mediação moderada através da cultura organizacional e do géneroO papel de fatores da criança, maternos e do agregado familiar no uso de práticas de punição física reportado pelas mães portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra; GONCALVES, Sónia P.; GEREMIAS, Rosa Lutete  e  CÂMARA, Sheila Gonçalves. O papel mediador da Síndrome de Burnout entre o Foco regulatório/motivação e a intenção de abandono profissional em professores. Aná. Psicológica [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.15-27.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.1985.

Os professores estão expostos a diversos estressores ocupacionais que, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout e a pensamentos recorrentes de deixar a profissão e culminar no abandono total. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel mediador da Síndrome de Burnout entre as duas dimensões do sistema motivacional que é constituído pelo sistema regulatório com foco na prevenção e promoção e a intenção de abandono profissional em professores. Participaram da pesquisa 781 professores de ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o questionário para avaliação da Síndrome de Burnout, a escala de Focus Regulatório e um item único para avaliar a Intenção de abandono profissional. Os resultados obtidos por meio da Modelagem de Equações Estruturais confirmaram a hipótese de que a Síndrome de Burnout desempenha um papel mediador entre a dimensão do Foco regulatório promoção e a intenção de abandono profissional. Os resultados revelam a importância de intervenções que contemplem a redução de estressores ocupacionais para a prevenção ou reabilitação da Síndrome de Burnout em professores.

Palavras-chave : Síndrome de burnout; Foco regulatório; Intenção de abandono profissional; Professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )