SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1The role of child, maternal and household factors in the reported use of physical punishment practices by Portuguese mothersAssociations between secure base script knowledge in early childhood and perceived quality of attachment in middle childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

CAMPOS, Luísa; DIAS, Pedro  and  CRUZ, Matilde. “Apanhados pela pandemia”: Funcionamento social, académico e psicológico de estudantes universitários durante a primeira onda da pandemia por COVID-19. Aná. Psicológica [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.41-59.  Epub June 30, 2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.2030.

O presente estudo examinou o funcionamento social, académico e psicológico (ansiedade, depressão e stress), durante o primeiro confinamento devido à COVID-19 (março a julho de 2020), num grupo de estudantes universitários portugueses. Objetivos: (a) caracterizar a perceção de impacto social, académico e psicológico do confinamento; (b) examinar a relação entre o impacto social, académico e psicológico e características sociodemográficas, contextuais e académicas dos participantes; (c) identificar preditores do impacto psicológico do confinamento (sintomas de ansiedade, depressão e stress). A amostra incluiu 247 estudantes que responderam a um questionário sociodemográfico, contextual e académico, bem como às Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Os dados foram analisados através do recurso a testes de qui-quadrado, testes-t para amostras independentes e regressões lineares múltiplas. O impacto psicológico negativo foi predito pelo género, níveis de atividade física, problemas de ligação à internet e ciclo de estudos. Este estudo enfatizou a necessidade de promoção do desenvolvimento socioemocional de estudantes universitários “apanhados “pela pandemia por COVID-19.

Keywords : COVID-19; Estudantes universitários; Impacto social; Impacto académico; Impacto psicológico..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )