SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1O papel de fatores da criança, maternos e do agregado familiar no uso de práticas de punição física reportado pelas mães portuguesasAssociações entre o script de base segura no pré-escolar e a perceção da qualidade da vinculação na idade escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Psicológica

versión impresa ISSN 0870-8231versión On-line ISSN 1646-6020

Resumen

CAMPOS, Luísa; DIAS, Pedro  y  CRUZ, Matilde. “Apanhados pela pandemia”: Funcionamento social, académico e psicológico de estudantes universitários durante a primeira onda da pandemia por COVID-19. Aná. Psicológica [online]. 2023, vol.41, n.1, pp.41-59.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.2030.

O presente estudo examinou o funcionamento social, académico e psicológico (ansiedade, depressão e stress), durante o primeiro confinamento devido à COVID-19 (março a julho de 2020), num grupo de estudantes universitários portugueses. Objetivos: (a) caracterizar a perceção de impacto social, académico e psicológico do confinamento; (b) examinar a relação entre o impacto social, académico e psicológico e características sociodemográficas, contextuais e académicas dos participantes; (c) identificar preditores do impacto psicológico do confinamento (sintomas de ansiedade, depressão e stress). A amostra incluiu 247 estudantes que responderam a um questionário sociodemográfico, contextual e académico, bem como às Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21). Os dados foram analisados através do recurso a testes de qui-quadrado, testes-t para amostras independentes e regressões lineares múltiplas. O impacto psicológico negativo foi predito pelo género, níveis de atividade física, problemas de ligação à internet e ciclo de estudos. Este estudo enfatizou a necessidade de promoção do desenvolvimento socioemocional de estudantes universitários “apanhados “pela pandemia por COVID-19.

Palabras clave : COVID-19; Estudantes universitários; Impacto social; Impacto académico; Impacto psicológico..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )