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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

HANG, Pham Thu. Mediadores da relação entre a inércia social percebida e o desempenho de equipa em equipas de estudantes universitários. []. , 41, 2, pp.161-176.   31--2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.2000.

Resumo: A inércia social percebida tem sido negativamente associada ao desempenho de equipas. No entanto, muito pouca atenção tem sido dada aos mecanismos subjacentes a esta associação. O objetivo do presente estudo é investigar não apenas a relação direta entre a inércia social percebida e o desempenho da equipa, mas também a relação indireta entre essas duas variáveis através do papel mediador do ‘efeito do idiota’ / compensação social e da inércia social continuada daqueles que são socialmente inertes. A pesquisa por questionários foi realizada com 360 estudantes de uma universidade pública do Vietname em 2021. Os resultados do presente estudo confirmam resultados anteriores em que a inércia social percebida influência negativamente o desempenho das equipas. O resultado mais surpreendente teve a ver com o ‘efeito do idiota’ que não apresentou correlações com nenhuma outra variável em estudo, enquanto que a compensação social e a inércia social continuada são mediadores na relação entre a inércia social percebida e o desempenho das equipas. Especificamente, quando os estudantes universitários percebiam inércia social nos seus colegas de equipa esforçavam-se mais para compensar essa inércia social e, dessa forma, os inertes sociais continuavam a esforçar-se menos, contribuindo para que o desempenho total da equipa fosse baixo.

: Desempenho da equipa; Equipas de estudantes; Inércia social; Compensação social; Efeito mediador..

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