SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Mediators of the relationship between perceived social loafing and team performance among university student teamsDepression and the susceptibility to anchoring bias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231On-line version ISSN 1646-6020

Abstract

MARTINS, Sara et al. Preditores desenvolvimentais do desempenho na Matemática no final do 1.º ano. Aná. Psicológica [online]. 2023, vol.41, n.2, pp.177-190.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.2037.

Resumo: O presente estudo analisou o papel preditor das dimensões cognitivas, sociais, emocionais e comportamentais de crianças avaliadas aos 4 anos e meio de idade, bem como das variáveis tradicionalmente associadas à prontidão escolar académica antes da entrada no ensino primário, no desempenho da Matemática no final do 1.º ano. Participaram neste estudo longitudinal um total de 58 crianças Portuguesas e respetivos pais. As correlações iniciais demonstraram associações significativas entre o quociente de inteligência (QI) da criança, controlo inibitório, flexibilidade cognitiva, perfil de desregulação, prontidão escolar académica e o seu desempenho subsequente na Matemática. Através de uma análise de regressão hierárquica verificou-se que o controlo inibitório aos 4 anos e meio previu significativamente o desempenho na Matemática no final do 1.º ano, superando o efeito da prontidão escolar académica antes da entrada no ensino primário. Estes resultados contribuem para a literatura existente, salientando o impacto do funcionamento executivo da criança, avaliado durante a idade pré-escolar, no desempenho posterior na Matemática nos primeiros anos do ensino formal.

Keywords : Pré-escolar; Funcionamento executivo; Prontidão escolar académica; Desempenho na matemática..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )