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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

MARTINS, Sara et al. Preditores desenvolvimentais do desempenho na Matemática no final do 1.º ano. []. , 41, 2, pp.177-190.   31--2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.2037.

Resumo: O presente estudo analisou o papel preditor das dimensões cognitivas, sociais, emocionais e comportamentais de crianças avaliadas aos 4 anos e meio de idade, bem como das variáveis tradicionalmente associadas à prontidão escolar académica antes da entrada no ensino primário, no desempenho da Matemática no final do 1.º ano. Participaram neste estudo longitudinal um total de 58 crianças Portuguesas e respetivos pais. As correlações iniciais demonstraram associações significativas entre o quociente de inteligência (QI) da criança, controlo inibitório, flexibilidade cognitiva, perfil de desregulação, prontidão escolar académica e o seu desempenho subsequente na Matemática. Através de uma análise de regressão hierárquica verificou-se que o controlo inibitório aos 4 anos e meio previu significativamente o desempenho na Matemática no final do 1.º ano, superando o efeito da prontidão escolar académica antes da entrada no ensino primário. Estes resultados contribuem para a literatura existente, salientando o impacto do funcionamento executivo da criança, avaliado durante a idade pré-escolar, no desempenho posterior na Matemática nos primeiros anos do ensino formal.

: Pré-escolar; Funcionamento executivo; Prontidão escolar académica; Desempenho na matemática..

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