41 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231 ISSN 1646-6020

MARTINS, Karina et al. Propriedades psicométricas da versão angolana do Questionário de Funcionamento Reflexivo - 8 (RFQ-8): Estudo Exploratório. []. , 41, 2, pp.235-251.   31--2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.2044.

Foi realizado um estudo transversal com 132 participantes (idade ≥18 anos) com residência e nacionalidade Angolana, recrutados através de procedimentos de amostragem não probabilística, por conveniência e bola de neve. O protocolo de investigação online incluiu uma tradução portuguesa do RFQ-8 e uma bateria de medidas de auto-relato (Inventário de Sintomas Psicopatológicos; Escala de Vinculação do Adulto; Escala de Insight Cognitivo de Beck).

Em concordância com estudos prévios, os resultados suportaram uma estrutura bifactorial para o RFQ-8 (avaliando a certeza e a incerteza acerca de estados mentais; subescalas RFQc e RFQu) com consistência interna satisfatória. As pontuações do RFQ-8 também mostraram correlações significativas com sintomas psicopatológicos, sugerindo uma relação estreita entre a incerteza sobre estados mentais e perturbações clínicas, consistente com a teoria da mentalização; relações estatisticamente significativas com diferentes padrões de vinculação que reforçam o esquema desenvolvimental da mentalização; correlações significativas com o insight cognitivo, um constructo intimamente relacionado com o funcionamento reflexivo. Apesar de o RFQ-8 ter sido concebido para avaliar dois défices no funcionamento reflexivo (hipermentalização e hipomentalização), apenas a hipomentalização parece ser adequadamente analisada por este instrumento. Assim, é necessária investigação adicional para analisar a provável unidimensionalidade do RFQ-8 e a viabilidade de diferentes procedimentos de cotação.

Em conclusão, este estudo oferece evidências preliminares sobre a fiabilidade e validade da versão Angolana desta escala. Para além da sua utilidade na avaliação clínica, poderá também contribuir para o desenvolvimento da investigação sobre mentalização e sobre a eficácia de intervenções psicoterapêuticas, incluindo a resposta a tratamentos baseados na mentalização.

: Mentalização; Questionário de funcionamento reflexivo; Propriedades psicométricas; Estrutura fatorial..

        ·     ·     · ( pdf )