SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Propriedades psicométricas do Inventário de Traços Problemáticos em Crianças numa amostra de crianças portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020

Resumo

MARTINS, Karina et al. Propriedades psicométricas da versão angolana do Questionário de Funcionamento Reflexivo - 8 (RFQ-8): Estudo Exploratório. Aná. Psicológica [online]. 2023, vol.41, n.2, pp.235-251.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0870-8231.  https://doi.org/10.14417/ap.2044.

Foi realizado um estudo transversal com 132 participantes (idade ≥18 anos) com residência e nacionalidade Angolana, recrutados através de procedimentos de amostragem não probabilística, por conveniência e bola de neve. O protocolo de investigação online incluiu uma tradução portuguesa do RFQ-8 e uma bateria de medidas de auto-relato (Inventário de Sintomas Psicopatológicos; Escala de Vinculação do Adulto; Escala de Insight Cognitivo de Beck).

Em concordância com estudos prévios, os resultados suportaram uma estrutura bifactorial para o RFQ-8 (avaliando a certeza e a incerteza acerca de estados mentais; subescalas RFQc e RFQu) com consistência interna satisfatória. As pontuações do RFQ-8 também mostraram correlações significativas com sintomas psicopatológicos, sugerindo uma relação estreita entre a incerteza sobre estados mentais e perturbações clínicas, consistente com a teoria da mentalização; relações estatisticamente significativas com diferentes padrões de vinculação que reforçam o esquema desenvolvimental da mentalização; correlações significativas com o insight cognitivo, um constructo intimamente relacionado com o funcionamento reflexivo. Apesar de o RFQ-8 ter sido concebido para avaliar dois défices no funcionamento reflexivo (hipermentalização e hipomentalização), apenas a hipomentalização parece ser adequadamente analisada por este instrumento. Assim, é necessária investigação adicional para analisar a provável unidimensionalidade do RFQ-8 e a viabilidade de diferentes procedimentos de cotação.

Em conclusão, este estudo oferece evidências preliminares sobre a fiabilidade e validade da versão Angolana desta escala. Para além da sua utilidade na avaliação clínica, poderá também contribuir para o desenvolvimento da investigação sobre mentalização e sobre a eficácia de intervenções psicoterapêuticas, incluindo a resposta a tratamentos baseados na mentalização.

Palavras-chave : Mentalização; Questionário de funcionamento reflexivo; Propriedades psicométricas; Estrutura fatorial..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )