SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1-2Development of a new generation of filament of wound composite pressure cylindersAnálise digital de dano na furação de materiais compósitos laminados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versión impresa ISSN 0870-8312

Resumen

MARTINS, Maria Augusta G.. Monitorização da degradação térmica do papel isolante usado em transformadores: Papel "Thermally Upgraded" Versus Papel Kraft. C.Tecn. Mat. [online]. 2007, vol.19, n.1-2, pp.14-18. ISSN 0870-8312.

A concentração de furfuraldeído (2FAL) dissolvido no óleo, analisada por Cromatografia Líquida de Alta Pressão e Alta Resolução (HPLC), embora com algumas limitações, tem sido usada com sucesso, no diagnóstico do estado de degradação do papel isolante Kraft, dos transformadores e sua monitorização, ao longo do tempo. No entanto, o 2FAL dissolvido no óleo apresenta uma menor sensibilidade para a detecção da degradação do papel "Thermally upgraded," em relação à do papel Kraft. O conhecimento deste facto reveste-se de grande importância, uma vez que a utilização de papel "Thermally upgraded", começa actualmente a crescer, sobretudo em transformadores de muito alta tensão, que funcionam normalmente a temperaturas mais elevadas. São aqui apresentados os fenómenos de degradação do papel "Thermally upgraded", os quais permitem compreender as razões, pelas quais a concentração de 2FAL dissolvido no óleo, não parece ser um indicador tão adequado para a determinação do estado de envelhecimento deste tipo de papel, como o é para o papel Kraft, principalmente no que concerne à detecção dos estádios iniciais de degradação do papel, apresentando-se simultaneamente os resultados de um estudo experimental comparativo do envelhecimento térmico destes dois tipos de papel. É muito provável que, em vez do 2FAL, outro dos produtos produzidos por degradação do papel, por exemplo o álcool furfurílico, (2FOL), possa ser utilizado como indicador alternativo do nível de degradação do papel "Thermally upgraded". Contudo, mais estudos são necessários, para confirmar esta hipótese.

Palabras clave : Papel "Thermally upgraded"; Insuldur; Transformador; Degradação térmica; 2FAL; Furfuraldeído; Produtos furânicos; 2FOL; Álcool furfurílico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )