SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3-4Efeito da geometria na resistência residual à tracção de reparações por sobreposição simples de laminados de carbono-epóxidoFuração com alta velocidade de corte em compósitos poliméricos reforçados com fibras de vidro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versión impresa ISSN 0870-8312

Resumen

GOMES, J.F.P. et al. Optimização da Reacção de Síntese de Hidroxiapatite por Precipitação Aquosa. C.Tecn. Mat. [online]. 2007, vol.19, n.3-4, pp.75-82. ISSN 0870-8312.

A hidroxiapatite (HAP) é um material biocerâmico amplamente utilizado em aplicações médicas e no revestimento de próteses metálicas ou preenchimento de cavidades nos tecidos duros do corpo resultantes de traumatismos ou de doenças. A HAP pode ser produzida por diferentes métodos, nomeadamente por processos hidrotérmicos, de precipitação ou de sol-gel, etc. A HAP no contexto deste estudo foi produzida por precipitação a partir de soluções de Ca(OH)2 (0,5M) e de H3PO4 (0,3M) variando a temperatura reaccional, o pH, o caudal de adição de ácido, a velocidade de agitação e o grau de inertização. Os produtos resultantes foram secos e posteriormente sinterizados, e caracterizados por IV, difracção de raios X (DRX) e Microscopia Electrónica de Varrimento (SEM). A HAP apresenta uma pureza elevada, é estequiométrica e termicamente estável quando sintetizada a um pH entre 7 e 9, à temperatura reaccional de 60ºC num meio adequadamente inertizado. As nano partículas de HAP sintetizadas são idênticas às biológicas permitindo a sua produção industrial para utilização na aplicação de implantes ósseos.

Palabras clave : Hidroxiapatite; Biomateriais; Substituto Ósseo; Precipitação Aquosa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )