SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3-4Furação com alta velocidade de corte em compósitos poliméricos reforçados com fibras de vidro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Ciência & Tecnologia dos Materiais

versión impresa ISSN 0870-8312

Resumen

MARTINS, Maria Augusta G.. Regeneração de óleos isolantes usados.: Solução ou problema?. C.Tecn. Mat. [online]. 2007, vol.19, n.3-4, pp.88-94. ISSN 0870-8312.

As crescentes preocupações com a preservação do ambiente, têm levado à adopção de medidas, com vista ao decréscimo da poluição ambiental, provocada, por exemplo, pelo desperdício de grandes quantidades de óleo isolante degradado, proveniente da substituição deste, no equipamento eléctrico em que o óleo é utilizado como dieléctrico (principalmente no caso da utilização deste em grandes quantidades, como por exemplo nos transformadores). Esta situação fez com que, desde há algum tempo, começassem a ser desenvolvidos métodos de tratamento do óleo isolante degradado, destinados a devolver a este as propriedades adequadas à sua reutilização, na prática, como fluído dieléctrico e arrefecedor, reduzindo assim a uma quantidade mínima, os resíduos de óleo a eliminar - a esse novo tipo de tratamento, foi dado o nome de regeneração do óleo São aqui abordados os métodos mais utilizados para a regeneração de óleos, o mecanismo básico do processo, assim como as principais tecnologias de regeneração. Para além disso, são ainda referidas as vantagens, inconvenientes e limitações, da aplicação deste método a transformadores em serviço (método de regeneração “on-line”).

Palabras clave : Regeneração; Regeneração “on-line”; Transformador; Óleo isolante; Tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )