SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Factores de vulnerabilidade e protecção na aquisição de hábitos tabágicos dos adolescentes portugueses em meio escolar e familiar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

NICOLAU, Rita; MACHADO, Ausenda; NUNES, Baltazar  y  FALCAO, José Marinho. Análise da variação concelhia da mortalidade anual média por neoplasias malignas dos órgãos do aparelho respiratório e intra-torácicos em Portugal Continental. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2009, vol.27, n.2, pp.7-16. ISSN 0870-9025.

De entre as neoplasias malignas, as do aparelho respiratório e órgãos intra-torácicos correspondem ao 3.o tipo de neoplasia mais comum em Portugal. Estudos anteriores evidenciaram variações geográficas relevantes ao nível do distrito, na distribuição da mortalidade por este grupo de neoplasias. O presente trabalho procurou alargar o conhecimento sobre a variação concelhia da mortalidade por neoplasias malignas do aparelho respiratório e órgãos intra-torácicos, verificada em Portugal Continental. Neste sentido procedeu-se à análise da dependência espacial evidenciada pela mortalidade associada a este conjunto de neoplasias, para identificação de grupos de concelhos (clusters) do Continente com elevado e com reduzido risco relativo de morte pelas causas estudadas. A mortalidade por neoplasias malignas dos órgãos intratorácicos e do aparelho respiratório foi analisada por concelho, com base nos óbitos devidos a este grupo de causas ocorridos entre 2000 e 2004 em Portugal Continental. A partir da população residente por concelho em 2001 determinaram-se taxas de mortalidade padronizadas pela idade (TMP) através do método de padronização directo, sendo as medidas do risco relativo de morte por este con-junto de causas fornecidas pelo índice comparativo de mortalidade (ICM). A avaliação da auto-correlação espacial foi realizada sobre os valores de ICM concelhios, através dos índices global (estatística I de Moran) e local de Moran (LISA). A análise da distribuição espacial dos mais elevados ICM permitiu evidenciar concentrações geográficas nos distritos de Beja, Lisboa e Porto para os indivíduos do sexo masculino. No caso dos indivíduos do sexo feminino, a localização dos concelhos com ICM de elevado valor não indiciou a existência de um padrão geográfico a destacar. A variação concelhia da mortalidade masculina por neoplasias do aparelho respiratório e órgãos intra-torácicos evidenciou padrões de distribuição espacial não aleatórios, que legitimam a investigação de variáveis que possibilitem explicar a variabilidade espacial da causa de morte em apreciação.

Palabras clave : índice comparativo de mortalidade; neoplasias malignas dos órgãos do aparelho respiratório e intra-torácicos; análise espacial; concelhos; Portugal Continental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )