SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Factores de vulnerabilidade e protecção na aquisição de hábitos tabágicos dos adolescentes portugueses em meio escolar e familiarTeste de dependência à nicotina: validação linguística e psicométrica do teste de Fagerström índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

FIGUEIRAS, Maria João; MARCELINO, Dália  y  FERREIRA, Maria Manuela. Preditores da intenção de adoptar comportamentos preventivos face ao HIV/SIDA em adolescentes portugueses. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2009, vol.27, n.2, pp.27-36. ISSN 0870-9025.

Objectivo: Este estudo tem como objectivo investigar em que medida a teoria da acção planeada e o modelo crenças sobre a saúde podem predizer a intenção de adoptar comportamentos preventivos para o HIV/SIDA, em raparigas e rapazes adolescentes saudáveis. Método: Trata-se de um estudo transversal, em que participaram 546 adolescentes saudáveis (50% mulheres), que completaram um questionário que avaliou as crenças sobre o HIV/SIDA, e as características sócio-demográficas. Foram utilizadas análises de regressão linear. Resultados: Em geral os adolescentes apresentam uma baixa percepção de vulnerabilidade e risco de contrair o HIV/SIDA. Apresentam uma atitude positiva face a adopção de comportamentos preventivos, uma forte crença em relação à intenção de vir a adoptar comportamentos preventivos, percepção de controlo do comportamento, benefícios e pistas para a acção. Existem diferenças de sexo significativas nos preditores da intenção de vir a adoptar comportamentos preventivos. Conclusão: Apesar do seu carácter exploratório, as diferenças de sexo encontradas nos preditores da adopção de comportamentos preventivos têm efeito no processamento cognitivo da informação face ao SIDA e poderão ter implicações na adopção de comportamentos preventivos.

Palabras clave : modelo de crenças de saúde; teoria de acção planeada; adolescentes; HIV/SIDA.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )