SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Infecção relacionada com a prestação de cuidados de saúde: infecções da corrente sanguínea (septicemia) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

OLIVEIRA-BROCHADO, Ana; OLIVEIRA-BROCHADO, Fernando  e  BRITO, Pedro Quelhas. A influência de factores pessoais, sociais e ambientais na prática de actividade física dos adultos. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2010, vol.28, n.1, pp.7-17. ISSN 0870-9025.

Apesar do reconhecimento dos benefícios de uma actividade física regular, vários estudos concluem que uma grande percentagem na população adulta permanece inactiva. Logo, revela-se importante o aumento de intervenções no sentido de promover um comportamento mais saudável. Dado que uma correcta compreensão das determinantes da actividade física por profissionais da área da saúde é um pré-requisito para a concepção de intervenções eficazes, são necessários estudos sobre as determinantes da actividade física. O presente trabalho propõe-se rever e actualizar os estudos efectuados sobre as determinantes da actividade física dos adultos, e fornecer uma perspectiva do padrão da actividade física deste grupo populacional. Os resultados sublinham a necessidade de uma avaliação da interacção entre factores psicossociais, culturais, ambientais e de programas de saúde pública e a definição de uma abordagem transdisciplinar.

Palavras-chave : actividade física; determinantes; marketing social; tomada de decisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )