SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Racionamento dos cuidados de saúde e a participação da sociedade: revisão do debateA influência da satisfação profissional no absentismo laboral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

ALVES, Ana Alexandra Marinho  e  RODRIGUES, Nuno Filipe Reis. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2010, vol.28, n.2, pp.127-131. ISSN 0870-9025.

O conceito de "saúde mental" é amplo, e nem sempre é fácil a sua definição, ou a identificação daquilo que a determina. No entanto, da mesma forma que a "saúde" não é apenas a ausência de doença, também a saúde mental é mais do que apenas a ausência de perturbação mental. Neste sentido, tem sido cada vez mais entendida como o produto de múltiplas e complexas interacções, que incluem factores biológicos, psicológicos e sociais. Neste artigo são revistos alguns dos determinantes sociais e económicos da saúde mental, nomeadamente factores como condições laborais e desemprego, educação, pobreza, condições de habitação, nível de urbanização, discriminação sexual e violência de género, experiências precoces e interacção familiar, exclusão social e estigma, cultura e acontecimentos de vida stressantes. Por fim, salienta-se também a importância do conhecimento dos determinantes sociais e económicos da saúde mental numa perspectiva de Saúde Pública, e a sua relevância para a redução da carga global de doença e a melhoria da saúde mental das populações.

Palavras-chave : Saúde mental; Determinantes sociais; Determinantes económicos; Doença mental; Pobreza; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )