SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Biotoxinas emergentes em águas europeias e novos riscos para a saúde pública índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

MUFINDA, Franco Cazembe  e  KLEIN, Carlos Henrique. Conhecimento de factores de risco e de profilaxia na transmissão da brucelose humana nos profissionais da pecuária na província do Namibe - Angola - 2009. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2011, vol.29, n.1, pp.88-95. ISSN 0870-9025.

Introdução: A brucelose humana é endémica e problema de saúde pública em África, inclusive em Angola. O objectivo do presente estudo foi observar os níveis de conhecimento dos factores de risco e de profilaxia na transmissão da brucelose nos profissionais da pecuária da Província do Namibe (Angola), comparando os criadores de gado com os trabalhadores de talhos, salas municipais de abate e matadouro. Material e métodos: Trata-se de um estudo seccional, realizado em Novembro de 2009, com aplicação de questionário sobre aspectos sócio-demográficos, conhecimento de factores de risco e de profilaxia. Todos os trabalhadores (N = 40) e uma amostra aleatória dos criadores (n = 130), controlados pelo Departamento Provincial da Pecuária do Namibe, foram entrevistados. Resultados: 60,8 % dos profissionais declararam não ter ouvido falar de brucelose. Os criadores demonstraram maior conhecimento do que os trabalhadores. Quanto à profilaxia não há diferenças relevantes. Conclusões: Não há associação entre conhecimento de factores de risco e profilaxia da brucelose humana.

Palavras-chave : Brucelose humana; Conhecimento de factores de risco; Profilaxia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )