SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Satisfação profissional dos enfermeiros em Cuidados de Saúde Primários: o caso do Centro de Saúde de Barcelos/BarcelinhosAssociação entre o marketing de produtos alimentares de elevada densidade energética e a obesidade infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

CAMARA, Hugo; ROCHA, Clara  y  BALTEIRO, Jorge. Grau de conhecimento e consumo de psicofármacos dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp.173-179. ISSN 0870-9025.

Introdução: O objectivo deste estudo foi analisar o grau de conhecimento e o consumo de psicofármacos dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTESC). Material e métodos: O estudo teve a duração de nove meses e abrangeu 417 estudantes da ESTESC. O método de recolha de dados, realizado entre Fevereiro e Março de 2009, consistiu num questionário auto-administrado. Resultados: Verificou-se que 374 (89,7%) alunos possuíam conhecimento sobre psicofármacos, dos quais, 245 (65,5%) apresentaram um conhecimento suficiente e 129 um conhecimento bom. Constatou-se que o nível de conhecimento bom teve uma maior percentagem nos indivíduos pertencentes ao curso de Farmácia (68,3%) e nos que apresentavam uma autoavaliação do conhecimento elevada (54,9%). Na verdade, 53 estudantes (12,7%) tinham consumido psicofármacos hà menos de 6 meses. Discussão: A prevalência de consumo foi mais elevada no género feminino (14,2%), no curso de Farmácia (25,0%) e nos indivíduos que apresentaram um nível de conhecimento bom (22,5%). A classe de medicamentos psicotrópicos mais consumida foi a dos ansiolíticos, com 23 fármacos registados (47,9%). A prevalência de consumo pode ser considerada elevada, tendo em conta a idade dos indivíduos incluídos neste estudo e o seu estado de saúde.

Palabras clave : Psicofármacos; Conhecimento; Consumo; Estudantes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )