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Revista Portuguesa de Saúde Pública
versión impresa ISSN 0870-9025
Resumen
RODRIGUES, Ana Sofia; CARMO, Isabel do; BREDA, João y RITO, Ana Isabel. Associação entre o marketing de produtos alimentares de elevada densidade energética e a obesidade infantil. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp.180-187. ISSN 0870-9025.
Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão sobre o marketing de géneros alimentícios dirigido a crianças e sobre a sua possível relação com a obesidade infantil. O marketing de alimentos e bebidas, particularmente de elevada densidade energética e pobres em micronutrientes, pode ser, entre outros, um dos fatores que contribuem para a obesidade infantil pela sua influência negativa nos padrões de consumo alimentar das crianças. Existe alguma evidência de que o marketing influencia as crianças relativamente às suas escolhas, consumos e preferências alimentares, compras de alimentos e bebidas e pedidos que fazem destes produtos aos pais. Apesar dos níveis crescentes da prevalência da obesidade infantil, a maior parte dos alimentos publicitados dirigidos a crianças são ricos em calorias, gordura, açúcar e/ou sal, o que levanta sérias preocupações Éticas e de Saúde Pública, já que as crianças representam um alvo bastante vulnerável pela sua incapacidade de perceção das intenções persuasivas da publicidade. Medidas para controlar o marketing de alimentos dirigido a crianças poderão ser importantes na prevenção da obesidade infantil.
Palabras clave : Excesso de peso infantil; Obesidade infantil; Marketing; Publicidade; Alimentos de elevada densidade energética.