SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Grau de conhecimento e consumo de psicofármacos dos alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de CoimbraComparação dos utentes do antigo Hospital do Desterro com os utentes do Hospital de S. José no acesso à consulta de Medicina Interna - Parte I: objectivos, população, métodos e resultados sobre potencial de acesso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

RODRIGUES, Ana Sofia; CARMO, Isabel do; BREDA, João  e  RITO, Ana Isabel. Associação entre o marketing de produtos alimentares de elevada densidade energética e a obesidade infantil. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2011, vol.29, n.2, pp.180-187. ISSN 0870-9025.

Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão sobre o marketing de géneros alimentícios dirigido a crianças e sobre a sua possível relação com a obesidade infantil. O marketing de alimentos e bebidas, particularmente de elevada densidade energética e pobres em micronutrientes, pode ser, entre outros, um dos fatores que contribuem para a obesidade infantil pela sua influência negativa nos padrões de consumo alimentar das crianças. Existe alguma evidência de que o marketing influencia as crianças relativamente às suas escolhas, consumos e preferências alimentares, compras de alimentos e bebidas e pedidos que fazem destes produtos aos pais. Apesar dos níveis crescentes da prevalência da obesidade infantil, a maior parte dos alimentos publicitados dirigidos a crianças são ricos em calorias, gordura, açúcar e/ou sal, o que levanta sérias preocupações Éticas e de Saúde Pública, já que as crianças representam um alvo bastante vulnerável pela sua incapacidade de perceção das intenções persuasivas da publicidade. Medidas para controlar o marketing de alimentos dirigido a crianças poderão ser importantes na prevenção da obesidade infantil.

Palavras-chave : Excesso de peso infantil; Obesidade infantil; Marketing; Publicidade; Alimentos de elevada densidade energética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )