SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Perturbação pós-stress traumático: características psicométricas da versão portuguesa da Posttraumatic Stress Disorder Checklist - Civilian Version (PCL-C)Síndrome de Diógenes: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

SUSPIRO, Alexandra  e  PRISTA, João. Exposição ocupacional a citostáticos e efeitos sobre a saúde. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2012, vol.30, n.1, pp.76-88. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2011.12.002.

Os citostáticos são genotóxicos e não completamente seletivos para as células neoplásicas, podendo afetar o genoma das células normais. Está comprovada a sua genotoxicidade em modelos experimentais e doentes tratados com quimioterapia. Os profissionais de saúde responsáveis pela sua preparação e administração apresentam risco de sofrer efeitos adversos para a saúde, tendo sido comprovado por diversos estudos haver contaminação generalizada do ambiente e de superfícies de trabalho. Os procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual têm sido insuficientes para evitar a absorção, evidenciada por quantidades mensuráveis de citostáticos na urina, e o aumento de indicadores biológicos de genotoxicidade. São revistos os efeitos para a saúde decorrentes desta exposição.

Palavras-chave : Citostáticos; Exposição ocupacional; Efeitos para a saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )