SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1O efeito de um programa de exercício físico na qualidade de vida em doentes cardíacosPromoção da saúde e desenvolvimento local em Portugal: refletir para agir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

SERAPIONI, Mauro  y  MATOS, Ana Raquel. Participação em saúde: entre limites e desafios, rumos e estratégias. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2013, vol.31, n.1, pp.11-22. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2012.12.008.

Este artigo analisa a questão da participação cidadã em saúde, avaliando os principais limites e os desafios identificados, assim como as estratégias apontadas. Este trabalho faz um enquadramento das origens da participação em saúde, o levantamento dos fatores que a incentivaram e identifica as recomendações que têm surgido no âmbito da promoção da saúde. Explora ainda alguns dos principais debates que atravessam esta problemática, designadamente ao nível dos processos que enquadram o envolvimento dos utentes, da questão da sua representatividade, da capacitação dos cidadãos proporcionada pela participação e dos debates sobre a efetividade que a participação em saúde tem suscitado.

Palabras clave : Participacão; Sistemas de saúde; Cidadãos; Capacitacão; Avaliação da participacão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )