SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1O sistema de planeamento dos “outlets” de “fast food” em Londres: lições para a prática da promoção da saúdeConsequências em eficiência e equidade da descentralização na saúde: uma perspetiva económica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

HENRIQUES, José Manuel. Como tornar as comunidades mais saudáveis: pobreza, desenvolvimento do território e planeamento. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2013, vol.31, n.1, pp.58-73. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2013.05.006.

Comunidades saudáveis promovem a saúde dos cidadãos como objetivo central das suas políticas de desenvolvimento e desenvolvem formas saudáveis de ‘integração económica’. Dependem fortemente da iniciativa municipal na criação de condições para a integração territorial de políticas públicas e promovendo o empowerment da sociedade civil. As condições contemporâneas requerem inovação social dependente de mudanças paradigmáticas centrais nas ciências, na perspetivação do combate à pobreza para além da resposta à privação, na relação entre saúde e desenvolvimento territorial e na adopção de abordagens adequadas de planeamento. Este artigo discute as mudanças paradigmáticas atrás enunciadas, ilustra possibilidades de ação na promoção da saúde e sugere a possibilidade de ‘aprender com a prática’ com base na experiência e dos resultados da Rede das Cidades Saudáveis promovida pela OMS.

Palavras-chave : Comunidades saudáveis; Determinantes sociais da saúde; Desigualdades em saúde; Ações anti-pobreza; Devenvolvimento do território; Aprendizagem pela prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )