SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Hábitos tabágicos dos jovens do 9.° ano: estereótipos sobre fumadores, fatores familiares, escolares e de pares e a relação com o consumo de tabaco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

FREUDENBERG, Nicholas. Comentário: Reduzir desigualdades na obesidade da criança em países desenvolvidos: O que conhecemos? O que podemos fazer?. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2013, vol.31, n.1, pp.115-122. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2012.10.004.

As desigualdades na obesidade infantil dentro de cada e entre os diversos países resultam da distribuição desigual dos recursos e de ambientes que previnem o ganho não saudável de peso: alimentos saudáveis, oportunidades para a prática de atividade física, cuidados de saúde primários e preventivos e proteção dos fatores de stress. Apesar de alguns países mais desenvolvidos terem recentemente conseguido diminuir o aumento da obesidade nas crianças, nenhum inverteu com sucesso a concentração crescente da obesidade infantil entre os mais pobres e desfavorecidos. Este comentário pretende rever a evidência existente quer ao nível dos padrões, quer das causas da distribuição desigual da obesidade nas crianças em países desenvolvidos, e analisa as implicações para o desenvolvimento das intervenções com vista à redução dessas desigualdades.

Palabras clave : Obesidade infantil; Desigualdades em saúde; Políticas de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )