SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Tradução e validação da versão portuguesa do Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI)Práticas de marketing interno nas organizações de saúde e a sua influência na motivação dos colaboradores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

CABRAL, Marlos Cesar Bomfim; SANTOS, Thiago de Santana  e  MOREIRA, Thiago Pelúcio. Percepção das gestantes do Programa de Saúde da Família em relação à saúde bucal no município de Ribeirópolis, Sergipe, Brasil. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2013, vol.31, n.2, pp.173-180. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2013.05.004.

O presente trabalho objetivou compreender a percepção das gestantes do Programa Saúde da Família em relação aos problemas bucais e ao tratamento odontológico na gestação, no município de Ribeirópolis-SE. Foram entrevistadas 41 gestantes, utilizando-se um roteiro de entrevista com questões abertas e fechadas, e a análise dos resultados foi desenvolvida através de metodologia quantitativa e qualitativa. Os resultados mostraram que a grande maioria das gestantes acreditam em mitos e crenças enraizados na cultura popular, no que se refere principalmente a prejuízos à saúde bucal decorrentes da gestação e à contraindicação do tratamento odontológico na gravidez. Concluiu-se que os profissionais das equipes de saúde devem buscar desmistificar tais mitos e crenças, priorizando ações de promoção de saúde que conduzam à melhoria da saúde bucal e qualidade de vida tanto da mãe quanto dos seus filhos.

Palavras-chave : Gestantes; Percepção; Saúde Bocal; Programa Saúde da Familia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )