SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Direito à vida privada e à confidencialidade de dados de saúde: crise ou redenção?A distribuição da responsabilidade por decisões em saúde ao abrigo do Affordable Care Act americano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

PERLINGEIRO, Ricardo. O reconhecimento do direito público à saúde: a experiência dos tribunais brasileiros. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2014, vol.32, n.2, pp.134-143. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.06.001.

O texto deste artigo considera aspectos diversos da judicialização das políticas de saúde no Brasil, tais como o princípio da tripartição de poderes, a tutela judicial do direito público à saúde, o controle jurisdicional das denominadas «discricionariedades administrativas técnicas» e, finalmente, a necessidade de lastro orçamentário para suportar a eficácia das decisões judiciais. Para aprofundar a análise da judicialização das políticas no Brasil, o texto inclui uma comparação entre a experiência brasileira e a de outros países que testemunham o mesmo fenômeno.

Palabras clave : Brasil; Direito à saúde; Judicialização de políticas de saúde; Direito público; Tripartição de poderes.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )