SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Identificação de padrões de atividade física e comportamentos sedentários em adolescentes, com recurso à avaliação momentânea ecológicaO perfil de saúde de crianças vigiadas em consultas de cuidados primários na cidade de Viseu, Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

FREITAS, Laura Garcia de; ESCOBAR, Renata de Souza; CORTES, Margarita Alexandra Peña  y  FAUSTINO-SILVA, Daniel Demétrio. Consumo alimentar de crianças com um ano de vida num serviço de atenção primária em saúde. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.46-52. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.10.001.

Objetivo Descrever o consumo alimentar de crianças com um ano de idade atendidas no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, localizado no município de Porto Alegre - RS. Métodos Foram analisados dados de 83 crianças atendidas no território de abrangência do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, nascidas no período entre 2012-2013. As mães que permitiram a participação das crianças no estudo responderam a questionário de consumo alimentar, cujas variáveis foram os hábitos alimentares (tempo de aleitamento materno exclusivo (AME), tempo de aleitamento materno total, introdução de açúcar, carne, vegetais e suplementação de sulfato ferroso). Resultados As crianças eram predominantemente do sexo feminino (54,2%), com a média de idade de 13,3 ± 1,2 meses, permanecendo 41% em aleitamento exclusivo até aos 6 meses e 48% tinham recebido leite de peito no dia anterior a entrevista. Foi significativa a percentagem de crianças (66%) que não recebeu mel/melado/açúcar ou rapadura antes dos 6 meses; no entanto, foi evidenciado consumo elevado de suco em pó (63,9%) e refrigerante (55,4%). A média de idade entre as mães foi de 30,4 ± 9,9 anos. A insatisfação com a renda familiar atingiu um percentual de 68,7% no último mês. Conclusão Os achados do estudo demonstraram dados positivos na qualidade da alimentação na faixa etária avaliada. Educação nutricional e promoção da alimentação saudável devem ser estimuladas nos serviços de saúde em todos os ciclos da vida.

Palabras clave : Consumo de alimentos; Nutrição da criança; Primeiro ano de vida; Hábitos alimentares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )