SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Validação para a população adolescente portuguesa com dor lombar: do Modified Hanover Functional Ability QuestionnaireO uso de antibióticos e as resistências bacterianas: breves notas sobre a sua evolução índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

CRISTINA, Andreia; ALVES, Joana  y  PERELMAN, Julian. Desigualdades socioeconómicas no tabagismo em jovens dos 15 aos 17 anos. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.69-76. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.09.002.

As desigualdades socioeconómicas (SE) no tabagismo na adolescência contribuem para as desigualdades em saúde nos adultos. Este trabalho mediu a associação entre estatuto SE e tabagismo em Portugal, através de um grupo de 1.900 adolescentes entre 14-17 anos de 6 escolas. A probabilidade de fumar regularmente foi estatisticamente mais elevada em filhos de pai desempregado, nos alunos com pior desempenho escolar e maior semanada. O estatuto SE do próprio adolescente tem maior influência que as condições SE da sua família. As políticas devem focar-se na situação do adolescente, promovendo o bem-estar na escola e integração no sistema educativo.

Palabras clave : Desigualdades; Tabagismo; Adolescência; Estatuto socioeconómico; Fatores socioeconómicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )