SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Atenção primária à saúde e os idosos institucionalizados: a perspectiva da gestão municipal no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

TAVARES, Ana; PEDRO, Nuno  e  URBANO, Joaquim. Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública? Qual a idade certa para iniciar?. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.101-104. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.06.006.

A paragem cardíaca súbita é a principal causa de morte. O início imediato do protocolo de suporte básico de vida (SBV) aumenta a probabilidade de sobrevivência. A formação em SBV, em Portugal, embora seja recomendada a todos os cidadãos, encontra-se numa fase muito embrionária. O início precoce da mesma nas escolas traduz-se em adultos com conhecimentos em situações de reanimação. Coloca-se a questão: a partir de que idade se deve iniciar a formação? Quando iniciada no final do primeiro ciclo, apresenta-se como uma opção bastante atrativa e viável, embora não seja consensual entre a comunidade científica que as manobras de SBV preconizadas pelo Conselho Europeu de Ressuscitação sejam corretamente realizadas.

Palavras-chave : Suporte básico de vida; Paragem cardiorrespiratória; Formação; Idade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )