SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Os muito idosos do concelho de Coimbra: avaliação da funcionalidade na área de saúde físicaO risco e os consumos de performance na população jovem: entre as conceções e as práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versión impresa ISSN 0870-9025

Resumen

ARAUJO, Rita; PINTO-COELHO, Zara  y  LOPES, Felisbela. Representações do suicídio na imprensa generalista portuguesa. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.173-185. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.05.001.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram cerca de um milhão de suicídios anualmente. A cobertura do suicídio em si mesma não promove comportamentos suicidas, mas sim o modo como é conduzida pelos media. Estes podem constituir-se como agentes ativos na prevenção do suicídio, pelo que importa conhecer a abordagem utilizada. As autoras irão proceder a uma análise das representações que os media fazem do suicídio, a partir dos textos publicados em 2013 em 6 jornais nacionais. Tendo como referência teórica o framing das notícias, recorremos às técnicas da análise crítica do discurso para olhar mais pormenorizadamente para estas notícias.

Palabras clave : Suicídio; Media; Comunicação; Jornalismo; Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )