SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3A large outbreak of Legionnaires' Disease in an industrial town in PortugalEvaluation of energetic and macronutrients intake in the adult Portuguese population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

CARDOSO, Ana; BYRNE, Mitchell  and  XAVIER, Miguel. Adesão ao tratamento nas perturbações psiquiátricas: o impacto das atitudes e das crenças em profissionais de serviços de psiquiatria e saúde mental em Portugal: Parte I: aspetos conceptuais e metodológicos. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.209-219. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.05.004.

Introdução Consideradas como um problema crónico de saúde, as perturbações psiquiátricas apresentam uma elevada prevalência em termos de não-adesão ao tratamento. Métodos Revisão narrativa, não sistemática, da literatura relevante. Resultados A maioria dos trabalhos de investigação tem incidido sobre os fatores relacionados com o doente que interferem na adesão ao tratamento. No entanto, existem estudos que indicam que a responsabilidade para aumentar a adesão está mais relacionada com o profissional de saúde do que com o doente. Conclusões Através da identificação de fatores relacionados com os clínicos, pretendemos possibilitar o desenvolvimento de competências que poderão ter um papel importante na adesão ao tratamento dos doentes com perturbações psiquiátricas.

Keywords : Adesão ao tratamento; Perturbações psiquiátricas; Profissionais de saúde mental; Atitudes; Crenças e otimismo terapêutico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )