SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Tipo e quantidade de atividade física e uso de dispositivos eletrónicos de estudantes do 7.° ao 12.° ano: caracterização e associaçãoDisfunção erétil nos cuidados de saúde primários: a sua abordagem e relação com fatores de risco cardiovasculares em doentes sem eventos cardiovasculares prévios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

RODRIGUES, Ana Paula; MATIAS, Fernanda  e  FERREIRA, Maria Manuela. Escovagem de dentes em ambiente escolar e redução do índice de placa bacteriana: avaliação da efetividade de um projeto de saúde oral. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.244-249. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.06.002.

Dada a elevada prevalência de cárie em Portugal em idades jovens, a equipa de saúde escolar do concelho de Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro), desenvolveu, durante o ano letivo 2012/13, um projeto de educação para a saúde, denominado Senhor Dente, dirigido a crianças em idade pré-escolar (3-6 anos) que consistiu na implementação da escovagem na escola. Com este estudo pretendeu-se determinar o grau de redução da placa bacteriana nas crianças abrangidas pelo referido projeto, de forma a avaliar a sua efetividade na redução das cáries dentárias. Efetuou-se um estudo quasi experimental, no qual foi avaliado o índice de placa bacteriana individual antes e após a implementação do projeto (ninicial = 256; nfinal = 190). Antes da intervenção, estimou-se uma prevalência de cárie dentária de 32,8% (IC 95%: 27,0-38,6). Após a implementação da escovagem dentária na escola, observou-se uma redução do índice de placa bacteriana de 2,45 (IC 95%: 2,38-2,51), havendo uma associação estatisticamente significativa entre a variação no índice de placa bacteriana e o valor inicial do índice de dentes cariados, perdidos e obturados por cárie e, também, com o intervalo de tempo decorrido entre os 2 momentos de avaliação. Os resultados demonstraram a efetividade dos programas de saúde escolar que promovam a escovagem dentária diária na escola e sugerem a necessidade de avaliar qual deve ser a duração destes projetos, como forma de otimizar os recursos necessários para o seu desenvolvimento.

Palavras-chave : Cárie dentária; Saúde escolar; Prevenção primária; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )