SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Acumulação e translocação de elementos vestigiais em Cistus Ladanifer L. de áreas mineiras da FPI portuguesaEvolução das características físico-químicas e dinâmica dos nutrientes durante a compostagem da fracção sólida do chorume índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

FERNANDES, Eliana; ABREU, Mª Manuela; SANTOS, Erika  y  MAGALHAES, Mª Clara. Comportamento de Cistus Ladanifer L. e Cistus Monspeliensis L. face aos elementos vestigiais em solos na área mineira do Chança. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2011, vol.34, n.2, pp.57-67. ISSN 0871-018X.

Comparou-se a acumulação e translocação de elementos vestigiais em duas espécies de plantas espontâneas na área mineira do Chança, Cistus ladanifer L. e Cistus monspeliensis L., e caracterizaram-se os solos da área da rizosfera. Os solos apresentaram diferenças no conteúdo em arsénio, cobre, crómio, manganês, vanádio e zinco e alguns elementos atingiram valores totais (mg kg-1) de: 151 (As); 320 (Cr); 926 (Cu); 1010 (Mn); 235 (V). As concentrações em crómio, manganês e vanádio são diferentes na raiz das duas espécies. Na parte aérea, apenas a concentração de manganês e de níquel é semelhante. As espécies mostraram comportamento acumulador relativamente ao manganês, com excepção do C. monspeliensis numa das zonas de amostragem. Para a maioria dos elementos vestigiais, o C. monspeliensis possui maior capacidade de translocação (raiz-parte aérea) do que o C. ladanifer. Os coeficientes de translocação do crómio, manganês, níquel e zinco são superiores a 1,5 nas duas espécies.

Palabras clave : Coeficiente de bioconcentração; Coeficiente de transferência; Coeficiente de translocação; Elementos vestigiais; Faixa Piritosa Ibérica Portuguesa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons