SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Influência da dose e época de aplicação de um compostado na cultura de cebola biológicaEfeito da digestão anaeróbia e da estabilizção com cal na mineralização do carbono e do azoto de lamas de ETAR índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

ALVARENGA, Paula et al. Utilização de Lolium Perenne L. na fitoestabilização controlada de solos degradados por actividades mineiras. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2011, vol.34, n.2, pp.117-130. ISSN 0871-018X.

Foi estudada a utilização de Lolium perenne L. e de diferentes resíduos orgânicos (RO) na fitoestabilização controlada de solos degradados por atividades mineiras (Mina de Aljustrel, Faixa Piritosa Ibérica). Apesar da aplicação dos RO ter permitido a imobilização de Cu, Pb e Zn no solo, baixando a fracção efetivamente disponível, os teores foliares destes elementos não diminuíram significativamente. Os factores de acumulação (FA) obtidos, FA(Cu) e FA(Pb) <<1 e FA(Zn) <1, permitem considerar esta espécie adequada para a fitoestabilização deste tipo de solos. Os teores foliares de Pb e Cu atingiram níveis considerados tóxicos, indicando risco de entrada destes metais na cadeia alimentar humana. Métodos estatísticos multivariados evidenciaram a lama residual urbana como o RO com maior capacidade para corrigir a acidez do solo e para melhorar as características deste, seguida do composto de resíduos sólidos urbanos. Porém,observou-se um crescimento reduzido por aplicação do nível mais elevado (100 Mg ha-1) destes RO. Todos os níveis do composto de resíduos verdes foram insuficientes para corrigir as principais restrições do solo ao crescimento vegetal.

Palavras-chave : Fatores de acumulação; fitoestabilização controlada; Lolium perenne L.; resíduos orgânicos; solos de minas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons