SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2O mancozebe é um óptimo exemplo da diversidade de classificação toxicológica dos pesticidas em PortugalE as ilegalidades em protecção das plantas continuam a aumentar, em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

CARVALHO, Alberto Manuel de Araújo Ribeiro de; ARAUJO, António Luís da Costa  e  CUNHA, Maria José Moreno da. Conhecimento sobre produtos fitofarmacêuticos de agricultores e trabalhadores agrícolas da região do Douro que frequentaram cursos de aplicação. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2012, vol.35, n.2, pp.126-135. ISSN 0871-018X.

O estudo pretendeu avaliar a informação e as atitudes relativas à utilização dos produtos fitofarmacêuticos pelos agricultores e trabalhadores agrícolas da Região do Douro, após a frequência de cursos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, entre 2002 e 2006, no âmbito do QCA III. Um inquérito realizado, sob a forma de entrevista directa com questionário escrito, abrangeu o universo de 1565 indivíduos que frequentaram 120 cursos de aplicação. A amostra foi de 100 inquiridos, seleccionados de forma aleatória. O inquérito incluiu questões estruturadas e abertas, de índole pessoal, profissional e sobre atitudes e conhecimentos no uso de produtos fitofarmacêuticos. Foram obtidos dados sobre as características da população agrícola, agricultores e trabalhadores agrícolas, sobre o uso dos produtos fitofarmacêuticos e do equipamento de protecção individual e a motivação para a frequência do curso.

Palavras-chave : Acção de formação; conhecimento dos agricultores; inquérito; Região do Douro; uso de produtos fitofarmacêuticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons