SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A Protecção das plantas numa encruzilhadaEnsinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

PORTELA, José. Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2012, vol.35, n.2, pp.171-183. ISSN 0871-018X.

Esta reflexão sobre o ensino na universidade visa apenas expor questões que suscitem um novo pensar. Elas brotam da vida do autor, cuja inquietude mais funda tem sido ajudar a cultivar o pensar sociológico sobre o desenvolvimento rural. A obra Transforming Agricultural Education foi outra fonte inspiradora para interpelações como: a economia e agricultura que ensinamos ajudam a matar a fome global? Que subsídios duradouros garantem ao país? Afirma-se uma nova agronomia nas escolas de ambiente, alimentação, saúde, economia e finanças? Do ensinar ao aprender qual é a distância? Amamos os alunos? Há novas tecnologias para velha pedagogia? A capacidade profissional desliga-se das soft skills? A universidade tem de afrontar o medo e a burocracia acrítica e dar três passos: colocar o ensino-aprendizagem na agenda dos ensinantes; entender a desmotivação que os corrói; passar à acção colectiva via  programas educativos, estágios, acções de comunicação de ciência e projectos de investigação internacionais.

Palavras-chave : Aprendizagem; ensino; soft skills universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons