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Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

FIGUEIREDO, Elisabete  e  GODINHO, Maria do Céu. A situação do ensino da protecção integrada e da fitofarmacologia em Portugal e na Europa. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2012, vol.35, n.2, pp.193-198. ISSN 0871-018X.

Em 2005, no 7º Encontro Nacional de Protecção Integrada foi analisada a evolução do ensino da protecção de plantas e o retrato da situação à data, nas universidades e politécnicos com ensino de ciências agrárias. A situação actual está, ainda, bem ilustrada pelos referidos trabalhos, pois as escolas já tinham adaptado os curricula à Declaração de Bolonha. Neste trabalho, actualiza-se o quadro do ensino superior nacional e confrontam-se os curricula com os de várias instituições europeias de ensino superior, no que se refere a protecção integrada e fitofarmacologia. Verifica-se que os conteúdos e o tempo de trabalho em protecção de plantas são diminutos face às exigências de formação impostas pela Directiva 2009/128/CE, em Portugal e no resto da Europa, em particular ao nível do 1º ciclo. Apresenta-se a reacção recente de docentes, investigadores e técnicos espanhóis face a este problema, uma vez que as circunstâncias que a motivaram sucedem igualmente em Portugal.

Palavras-chave : Declaração de Bolonha; ensino superior; protecção de plantas.

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