SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Avaliação da eficácia de insecticidas de origem animal sobre o Escaravelho-da-Batateira Leptinotarsa Decemlineata (Say)Prospecção de Resistência ao Glifosato em Populações de Conyza Canadesis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

COSTA, Marta; MARTINS, Filipe; SILVA, Aida Moreira da  e  GALHANO, Cristina. 2-Methyl-5-(1-Methylethenyl)-2-Cyclohexenone Insecticidal effect on Tribolium Confusum. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2012, vol.35, n.2, pp.316-321. ISSN 0871-018X.

O insecto Tribolium confusum é uma das mais importantes pragas de produtos armazenados, causando prejuízos consideráveis na quantidade e qualidade dos cereais. Perante as desvantagens do uso de insecticidas químicos de síntese, procuram-se alternativas específicas para os organismos - alvo, que causem o mínimo de prejuízos no ecossistema. O objectivo deste trabalho foi estudar, em laboratório, o efeito insecticida de um monoterpeno, 2-methyl-5-(1-methylethenyl)-2-cyclohexenone, sobre Tribolium confusum. Foram realizados ensaios de toxicidade aguda com as seguintes concentrações: 2-methyl-5-(1-methylethenyl)-2-cyclohexenone puro, 10, 1, 0,1 e 0,01%. Foi ainda estudada a actividade do insecticida padrão, pirimifos-metilo, puro. A mortalidade foi registada uma, duas, três, seis, 12, 24, 36, 48 e 96 horas após o início da experiência. Os resultados mostraram que o monoterpeno, na sua forma pura, teve um comportamento comparável ao do pirimifos-metilo, justificando-se, por isso, a realização de mais estudos, tendo em conta as características bioinsecticidas reveladas neste estudo.

Palavras-chave : Bioinsecticida; 2-Metyl-5-(1-metylethenyl)-2-ciclohexanona; monoterpeno; praga de armazém; Tribolium confusum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons