SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Teores de clorofila e composição mineral foliar do maracujazeiro irrigado com águas salinas e biofertilizanteParâmetros reprodutivos de efetivos de vacas aleitantes no Alentejo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

CARRANCA, Corina; MADEIRA, Manuel  e  TORRES, Maria Odete. A fixação do N2 por duas espécies de tremoceiro em diferentes sistemas de gestão do solo: Transferência do N2 fixado pela tremocilha para o eucalipto em consociação. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2013, vol.36, n.1, pp.71-83. ISSN 0871-018X.

Avaliou-se a fixação simbiótica e crédito em N pelo tremoceiro doce em resposta à mobilização do solo, e pela tremocilha com incorporação no solo de resíduos de abate de eucalipto; avaliou-se também a transferência do N2 fixado pela tremocilha para o eucalipto consociado. As espécies de tremoceiro estudadas fixaram >94% N2 com o rizóbio indígena em solos arenosos, pobres em nutrientes, das áreas de Pegões e Óbidos. A mobilização do solo e os resíduos de abate não afectaram negativamente a fixação simbiótica pelos dois tremoceiros. Observaram-se benefícios em N (>+69 kg ha-1) por ambas as proteaginosas, o que é relevante em sistemas de rotação ou consociação. A concentração do N nos eucaliptos recém-plantados foi 23% menor no solo com resíduos.

Palavras-chave : Benefício em N; Lupinus albus e Lupinus luteus; mobilização do solo; Podzóis Háplicos; resíduos de abate.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons