SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Fatores de campo relacionados com defeitos sensoriais da cortiçaBiodiversidade do solo em vinhas com e sem enrelvamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

MOURA, Luísa et al. Cancro do castanheiro na região do Minho: Estrutura populacional e variabilidade genética de populações de Cryphonectria parasitica. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.238-247. ISSN 0871-018X.

O cancro do castanheiro (Cryphonectria parasitica) é considerado um dos principais fatores de mortalidade de Castanea sativa. Introduzido em Portugal e com desenvolvimento epidémico conhecido a partir da década de 90, manifestou elevada agressividade e uma dispersão muito rápida, tendo, atualmente, distribuição generalizada nas regiões de produção de castanheiro. Os meios de luta químicos, culturais e físicos não são eficazes no combate do cancro do castanheiro e apenas a luta biológica por Hipovirulência tem mostrado ser eficaz na Europa. A disseminação dos hipovírus está diretamente relacionada com os grupos de compatibilidade vegetativa (VCType), pelo que existe a necessidade de estudar a estrutura populacional de C. parasitica e identificar os VCType presentes em cada souto. Avaliou-se a incidência e severidade do cancro do castanheiro em três soutos da região do Minho, tendo-se obtido isolados de C. parasitica que foram posteriormente caracterizados quanto ao VCtype e avaliada a variabilidade genética das diferentes subpopulações através de box-PCR. Os isolados obtidos nos três soutos pertencem a cinco VCtype diferentes sendo o mais representativo o EU-11 (62% dos isolados), seguindo-se o EU-2 (20%), EU-1 e EU- 66 (5,5%) e EU-12 (7%). Os padrões de bandas obtidos por box-PCR não parecem refletir a virulência, origem geográfica ou VCtype dos isolados.

Palabras clave : box-PCR; cancro do castanheiro; Castanea sativa; compatibilidade vegetativa- VCtype; hipovirulência; box-PCR.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons