SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Sensibilidade de Stemphylium solani a extratos vegetais e caldas e controlo da doença no tomateiro em estufaMonitorizar para regar: o caso do castanheiro (Castanea sativa) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

REIS, Francisca et al. Comunidade fúngica de soutos com diferentes abundâncias de Hypholoma fasciculare: potenciais implicações para a produção sustentável de castanheiro. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.1, pp.124-132. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA15153.

O castanheiro europeu (Castanea sativa Mill.) tem um enorme impacto na economia Portuguesa, sobretudo devido à produção de castanha e de madeira, mas também de actividades relacionadas com a colheira de cogumelos e a caça. Hypholoma fasciculare (Huds.) é um fungo saprófita amplamente distribuído nos soutos da região de Trás-os-Montes (nordeste de Portugal) e que apresenta, em condições in vitro, uma forte actividade antagonista contra fungos ectomicorrízicos. Neste estudo pretendeu-se avaliar a comunidade fúngica presente na superfície e no sub-solo de soutos contendo diferentes abundâncias de carpóforos de H. fasciculare, numa tentativa de compreender melhor a possibilidade deste fungo melhorar a produção sustentável do castanheiro. A diversidade fúngica à superfície do solo foi avaliada recorrendo à colheita de cogumelos durante o outono e a primavera, ao longo de dois anos consecutivos. A diversidade no sub-solo foi avaliada molecularmente pela extração do DNA do solo de soutos, amplificação da região ITS1 e sequenciação de nova geração (sequenciação 454). Apesar dos cogumelos colhidos serem todos produzidos por fungos Basidiomicetes, uma comunidade fúngica mais diversificada foi revelada pela abordagem molecular. No entanto, ambas as abordagens revelaram uma comunidade rica e abundante de fungos ECM em todos os soutos. A correlação efetuada entre a abundância de cogumelos de H. fasciculare e os grupos tróficos dos fungos presentes, avaliada por cogumelos/sequências, sugere que este fungo pode afetar a comunidade fúngica do solo, principalmente os fungos ectomicorrízicos e fitoparasitas, assim como a composição em espécies da comunidade. Apesar de não serem conclusivos, os resultados sugerem que a presença de H. fasciculare poderá ser crítica para a sustentabilidade de ecossistemas de castanheiro.

Palavras-chave : Castanea sativa; comunidade ectomicorrízica; Hypholoma fasciculare; identificação molecular por ITS; solos de soutos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons