SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Produção de mudas de Carica papaya, tipo formosa, com resíduos de pau de buriti (Mauritia flexuosa L.f.)Diagnose nutricional de Lippia alba (Mill) N. E. Br. cultivada sob proporções de amônio e nitrato e ambientes de luz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

DALCHIAVON, Flávio Carlos et al. Relações da produtividade de cana-de-açúcar com atributos químicos de um Argissolo. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.4, pp.60-69. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA17061.

Técnicas de estatística clássica bem como da geoestatística são ferramentas importantes para correlacionar, linear e espacialmente, a produtividade vegetal com os atributos do solo. Objetivou-se com este trabalho determinar as correlações, lineares e espaciais, entre a produtividade da cana de açúcar e os atributos químicos do solo. O trabalho foi realizado no município de Rubinéia (Estado de São Paulo, Brasil), num Argissolo Vermelho eutrófico, numa área de 1,30 ha, adoptando uma malha regular com 121 pontos amostrais para a recolha de dados do solo e da planta. Os atributos foram analisados tanto linear quanto espacialmente. O atributo da planta com maior correlação com a produtividade de colmos de cana-de-açúcar foi a população de plantas. Na camada superficial (0-0,20 m) o atributo do solo que mais influenciou a produtividade de colmos de cana-de-açúcar foi o potássio extraível, enquanto que na camada de 0,20-0,40 m foi o cálcio. O potássio extraível (0,20-0,40 m) foi ainda o atributo do solo que proporcionou o melhor ajustamento semivariográfico.

Palabras clave : agricultura de precisão; fertilidade do solo; geoestatística; Saccharum officinarum L.; semivariograma.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons