SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número especialQualidade dos pêssegos da região da Beira Interior no ciclo 2015Racionalização da luta química no controlo de Pseudomonas syringae pv. actinidea (Psa) na região da Bairrada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

COSTA, Cristina Amaro da; GODINHO, Maria do Céu; FIGUEIREDO, Elisabete  e  MEXIA, António. Impacto das práticas agrícolas e do uso de pesticidas em proteção integrada, agricultura biológica e agricultura convencional, em vinha e pomóideas. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.spe, pp.101-110. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16170.

A monitorização das práticas agrícolas e do uso de pesticidas, através de indicadores ambientais, permite avaliar os impactos da agricultura e das políticas agrícolas e ambientais. A proteção integrada em Portugal e o seu contributo para a redução dos impactos, pela adoção de práticas agrícolas ‘amigas do ambiente’ e pelo uso sustentável dos pesticidas, é descrita com base nos resultados de inquéritos às práticas agrícolas e na monitorização da biodiversidade em explorações em proteção integrada, agricultura biológica e agricultura convencional, em duas culturas nas quais o uso de pesticidas é preocupante: vinha (regiões do Douro, Vinhos Verdes, Dão e Alentejo) e pomóideas (regiões do Dão e Ribatejo e Oeste). As explorações de proteção integrada contribuíram mais para o equilíbrio dos ecossistemas, não pela redução da quantidade de pesticidas utilizados, mas devido à adoção de práticas mais sustentáveis, que contribuíram para reduzir os efeitos dos pesticidas no ambiente e para aumentar os níveis de biodiversidade das explorações. O uso de pesticidas foi mais elevado em vinhas do Douro, sobretudo fungicidas, ainda que nesta região o uso de insecticidas tenha sido inferior ao verificado nas restantes regiões. Já a diversidade de artrópodes foi maior em pomares de macieiras e pereiras e nas regiões do Dão e Douro, para a generalidade dos grupos taxonómicos e índices de diversidade considerados (riqueza específica, índices de Simpson e de Berger-Parker, abundância, presença e riqueza de espécies indicadoras). A riqueza florística foi superior em vinhas do Douro e em pomares do Dão.

Palavras-chave : agricultura biológica; artrópodes; índices de diversidade; proteção integrada; uso sustentável de pesticidas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons