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Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

RIBEIRO, Maria Isabel  e  FERNANDES, António José. Fatores diferenciadores do potencial empreendedor dos estudantes da escola superior agrária de Bragança. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.spe, pp.381-390. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16184.

Do ponto de vista económico um empreendedor é um indivíduo que está motivado para ser inovador, é agente de mudança e de criação de riqueza, acrescentando valor aos recursos e a outros ativos, sendo, normalmente, encarado como uma pessoa que sabe identificar oportunidades de negócios e nichos do mercado. Este estudo é do tipo cross-section e teve como objetivo identificar fatores diferenciadores do potencial empreendedor em 50 estudantes da Escola Superior Agrária de Bragança. Para a recolha de dados foi utilizada a escala Entrepreneurial Potential Indicator. A maioria era do género feminino (78%); tinha 22 ou mais anos (56%), estudava em regime ordinário (84%); era proveniente da região Norte de Portugal (84%), vivia em meio urbano (52%) e frequentava o 1º ciclo de estudos (82%). Mais de metade dos inquiridos apresentou competências empreendedoras (66%). Os fatores, de capital humano, considerados, nomeadamente, o regime de frequência, ano e ciclo de estudos, mostram não estar associados ao potencial empreendedor. O mesmo resultado foi obtido tendo em conta os fatores sociodemográficos. Contudo, os resultados revelaram a existência de uma relação de causa e efeito entre as características “Propensão ao risco” e “Autocontrolo” e o potencial empreendedor. Todas as dimensões consideradas designadamente, Autoconfiança, Necessidade de realização, Autocontrolo, Tolerância à incerteza, Propensão ao risco e Inovação, mostraram estar positiva e fortemente correlacionadas com o potencial empreendedor, embora, se tenham destacado como determinantes, o Autocontrolo e a Propensão ao risco, caraterísticas que explicam em 92,9% o potencial empreendedor dos estudantes. Situação que poderá ser melhorada através da implementação de ações de formação que permitam desenvolver competências ao nível do planeamento e da tomada de decisão no sentido de facilitar a elaboração de planos de ação e a tomada de decisão racional, e, consequentemente promover a procura de atividades novas ou novas formas de desenvolver as já existentes.

Palavras-chave : Ciências agrárias; Inovação; Potencial empreendedor.

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