SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número especialFatores diferenciadores do potencial empreendedor dos estudantes da escola superior agrária de BragançaPerceção dos consumidores sobre as características sensoriais do Queijo de Cabra Transmontano de Cura Extra Longa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

FERNANDES, António; RIBEIRO, Maria; CABO, Paula  y  MATOS, Alda. Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.spe, pp.391-400. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16216.

Este estudo visa identificar o perfil do consumidor de produtos gourmet e descrever os seus hábitos de compra e de consumo. Para isso, desenvolveu-se um estudo baseado numa amostra acidental composta por 300 indivíduos. Os produtos gourmet consumidos eram de origem nacional, de Trás-os-Montes, certificados e da marca do produtor. Dos 110 inquiridos que consumiam produtos gourmet, a maioria fazia-o entre 1 e 4 vezes por semana. Os produtos gourmet mais consumidos foram o azeite, os enchidos, o vinho e os queijos. As características mais valorizadas foram o sabor e o aroma. A confiança no sabor e as características únicas foram identificadas como atributos diferenciadores dos produtos gourmet. As compras eram feitas pela mulher ou pelo casal que selecionavam o local de compra e os produtos com base no preço. Os consumidores procuravam produtos gourmet com embalagens práticas, publicitados na televisão e Internet e promovidos com base na degustação. Foi possível concluir que o consumidor de produtos gourmet era mais sofisticado que os demais. De facto, estavam dispostos a pagar até mais 50% por produtos gourmet o que é revelador do potencial de crescimento do mercado gourmet.

Palabras clave : Produtos gourmet; Consumidor; Bragança; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons