SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número especialFatores diferenciadores do potencial empreendedor dos estudantes da escola superior agrária de BragançaPerceção dos consumidores sobre as características sensoriais do Queijo de Cabra Transmontano de Cura Extra Longa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

FERNANDES, António; RIBEIRO, Maria; CABO, Paula  e  MATOS, Alda. Perfil do consumidor e hábitos de compra e consumo de produtos gourmet em Bragança, Portugal. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.spe, pp.391-400. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16216.

Este estudo visa identificar o perfil do consumidor de produtos gourmet e descrever os seus hábitos de compra e de consumo. Para isso, desenvolveu-se um estudo baseado numa amostra acidental composta por 300 indivíduos. Os produtos gourmet consumidos eram de origem nacional, de Trás-os-Montes, certificados e da marca do produtor. Dos 110 inquiridos que consumiam produtos gourmet, a maioria fazia-o entre 1 e 4 vezes por semana. Os produtos gourmet mais consumidos foram o azeite, os enchidos, o vinho e os queijos. As características mais valorizadas foram o sabor e o aroma. A confiança no sabor e as características únicas foram identificadas como atributos diferenciadores dos produtos gourmet. As compras eram feitas pela mulher ou pelo casal que selecionavam o local de compra e os produtos com base no preço. Os consumidores procuravam produtos gourmet com embalagens práticas, publicitados na televisão e Internet e promovidos com base na degustação. Foi possível concluir que o consumidor de produtos gourmet era mais sofisticado que os demais. De facto, estavam dispostos a pagar até mais 50% por produtos gourmet o que é revelador do potencial de crescimento do mercado gourmet.

Palavras-chave : Produtos gourmet; Consumidor; Bragança; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons