SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Desenvolvimento de Urochloa brizantha adubada com fonolito e inoculada com bactérias diazotróficas solubilizadoras de potássioBiofortificação com doses de zinco em cultivares de soja tipo-alimentação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

DALCHIAVON, Flávio Carlos et al. Inter-relação entre parâmetros do algodoeiro com atributos químicos do solo no Brasil Central. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.51-60. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA17197.

Técnicas de estatística clássica bem como da geoestatística são ferramentas importantes para correlacionar, linear e espacialmente, a produtividade vegetal com os atributos do solo. Assim, no ano de 2015, em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Brasil, foram empregadas correlações, espaciais e de Pearson, entre atributos da planta de algodão e químicos do solo, visando determinar a variabilidade da produtividade vegetal e de atributos químicos do solo no Cerrado mato-grossense. Para tanto, instalou-se a malha geoestatística para a coleta de dados do solo e da planta, com 100 pontos amostrais, num talhão com a cultura de algodão. O solo foi classificado como um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico. A variabilidade expressa pelo coeficiente de variação foi predominantemente baixa a média para todas as variáveis de química do solo e produtivas do algodoeiro. A ausência de dependência espacial para os atributos químicos do solo, excetuando-se o pH, indicou que as variações espaciais devem ser consideradas para o planejamento de coleta de amostras de solo. Os mapas de krigagem para os atributos produtivos do algodoeiro revelaram que estes possuem semelhantes padrões de distribuição espacial na lavoura. Os atributos produtivos da lavora com relação direta na produtividade de algodão em caroço foram o número de ramos reprodutivos e a massa do capulho, tanto linear, quanto espacial.

Palavras-chave : agricultura de precisão; agronegócio brasileiro; fertilidade do solo; geoestatística; Gossypium hirsutum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons