SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Revestimento biodegradável à base de Spirulina platensis na conservação pós-colheita de goiaba Paluma mantidas sob diferentes temperaturas de armazenamento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

CASTELO, Adriano; GUEDES, Marcelino; SOTTA, Eleneide  e  BLANC, Lilian. Erros de medição em inventários florestais e comparação de métodos para estimar biomassa. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.291-300. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA18073.

A quantificação precisa da biomassa acima do solo (BAS) em florestas manejadas requer: consideração de erros de inventário e o uso de modelos alométricos locais ou de larga escala. Neste estudo, nos concentramos nos erros de medição, erros de coleta de dados e comparamos diferentes métodos para estimar a BAS em florestas tropicais manejadas. Os dados foram coletados em 15 parcelas de 100 x 100 m. Avaliou-se os erros do inventário florestal de 8.898 árvores. Foram utilizados quatro métodos para estimar a BAS: três métodos que utilizam uma equação pan-tropical, que depende de dados de densidade de madeira, com diferentes formas de integrar os dados de densidade da madeira (obtidos do banco de dados do Serviço Florestal Brasileiro, Jari e Global Wood Density Database). - GWDD); e uma equação local. Entre os principais erros de inventário, destacamos problemas com a mesma árvore sendo identificada como uma árvore diferente em medições consecutivas (16% das árvores). As estimativas de BAS utilizando cada um dos quatro métodos foram significativamente diferentes.

Palavras-chave : florestas tropicais manejadas; inventário florestal de empresas; modelos alométricos locais e pan-tropicais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons