SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Nitrato de potássio ameniza o estresse salino em plântulas de trigoQualidade fisiológica de sementes de melão pepino sob salinidade crescente da água de irrigação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista de Ciências Agrárias

versión impresa ISSN 0871-018X

Resumen

LEMES, Elisa S. et al. Salinidade na cultura do arroz irrigado: características agronómicas e qualidade de sementes. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2018, vol.41, n.4, pp.131-140. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA18141.

Objetivou-se avaliar o efeito do stresse salino em diferentes fases do desenvolvimento da cultura do arroz sobre as características agronómicas, a qualidade fisiológica de sementes produzidas de duas cultivares contrastantes quanto a tolerância à salinidade. O stresse salino foi obtido pela irrigação com solução de cloreto de sódio (NaCl) na concentração de 16 mM (Ensaio 1) e 12 mM (Ensaio 2). O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados com esquema de parcelas subdivididas, sendo a parcela composta pelos estádios de desenvolvimento da cultura e a subparcela constituída pelas cultivares de arroz com quatro repetições. As características agronómicas e a qualidade fisiológica das sementes de ambas cultivares são afetadas pelos períodos de stresse causados durante todo ciclo da cultura, durante o período da emergência até à ântese e dos 35 dias após a emergência até à ântese. A cultivar BRS Bojuru apresenta melhor desempenho frente ao stresse salino para as características agronómicas do que para a qualidade fisiológica nas mesmas condições de cultivo.

Palabras clave : Oryza sativa; stresse salino; produtividade; qualidade fisiológica; Oryza sativa; salt stress; yield; physiological seed quality.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons