SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialExtração de nemátodes de quisto de amostras de solo: método de decantação e crivagem de Cobb vs. método de Fenwick índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

NAVES, Pedro; BONIFACIO, Luís; INACIO, Maria Lurdes  e  SOUSA, Edmundo. Gestão integrada da doença da murchidão do pinheiro em Troia. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2018, vol.41, n.spe, pp.11-20. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA.17060.

O coberto vegetal da península de Troia é dominado pelo pinheiro bravo, Pinus pinaster, que, desde 1999, tem sofrido o impacte da doença da murchidão do pinheiro causada pelo nemátode da madeira do pinheiro Bursaphelenchus xylophilus. O nemátode é transportado e disperso pelo inseto vetor Monochamus galloprovincialis. Desde 2001, a gestão do coberto florestal envolveu o corte sanitário anual de pinheiros sintomáticos ou mortos, a colocação de armadilhas para captura de insetos em voo e a micro-injeção com nematicida/inseticida. Estas medidas revelaram-se efetivas no controlo desta doença e na diminuição das populações do vetor e dos outros agentes de declínio do pinhal tais como os insetos sub-corticais escolitídeos.

Palavras-chave : Bursaphelenchus xylophilus; controlo de pragas; escolitídeos; Monochamus galloprovincialis; nemátode da madeira do pinheiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons